Sem categoria

Como evitar o excesso de peso

Quase 50% da população brasileira está acima do peso, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde.

O assunto é sério e o fato é que estamos consumindo cada vez mais alimentos gordurosos e refrigerantes sem nos darmos conta do quanto isso pode ser prejudicial para a nossa saúde.

Confesso que já exagerei muito, mas venho tentando me policiar e sinto que estou melhorando, aos poucos, mas estou.

A pesquisa diz que menos de um quarto da população ingere a quantidade de frutas e hortaliças, de cinco a mais porções diárias, além de não terem o costume de praticar atividades físicas. Fora os abusos com o cigarro e excesso de bebidas alcoólicas. Estamos mal, não?

Nutricionistas da Mundo Verde, maior rede de especializada em produtos naturais e orgânicas, dão aqui para as leitoras do Make Agora e Sempre algumas dicas de como podemos melhorar a nossa alimentação e mudar esses números:

Make Agora e Sempre: Qual o maior erro cometido pelo brasileiro na hora de se alimentar?

Mundo Verde: As pessoas com a vida cada vez mais corrida têm preferido substituir ou, até mesmo, pular refeições e isso favorece as más escolhas, aumentando o consumo de  lanches do tipo fast food e outras escolhas não saudáveis, com alto teor de gorduras saturadas, trans e açúcares, que contribuem para o aumento de peso e baixo teor de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.
Make Agora e Sempre: Qual a causa de tantas pessoas obesas no Brasil?
Mundo Verde: A obesidade pode ser causada por vários fatores, entre eles, o sedentarismo, os maus hábitos alimentares, o uso excessivo de álcool e de medicamentos, além dos fatores genéticos.

Pirâmide Alimentar

Make Agora e Sempre: Como podemos reverter esses números?

Mundo Verde: Os principais fatores causadores da obesidade como os maus hábitos alimentares e  o sedentarismo são fatores considerados “modificáveis”, ou seja, através da adoção de uma alimentação saudável e da prática regular de atividade física já conseguimos modificar dois fatores e, assim, melhorar esses indicadores. 

Make Agora e Sempre: Qual sua sugestão para que o brasileiro se alimente melhor?

Mundo Verde: É importante que dê preferência ao consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e o consumo adequado de água, evitando o consumo de alimentos industrializados, do tipo fast food, não substituir refeições por lanches e  procurar se alimentar várias vezes ao dia, em intervalos regulares e praticar exercícios físicos regularmente. Alguns alimentos como o óleo de coco, as sementes de chia e de linhaça, os chás verde, branco e de hibisco e outros são opções que podem ser acrescentadas a alimentação diária fornecendo nutrientes importantes para o organismo e também ajudando no processo de emagrecimento.

Espero que tenham gostado. E vamos repensar nossa alimentação!

Super beijos

Comentários via Facebook

Comentário (s)

Posts relacionados

2 comentários

  • Reply Bell 25 de Abril de 2012 at 15:09

    Otima materia, obesidade é uma doença que temos que combater!

  • Deixe uma reposta