Bem-Estar, Comportamento, Ginástica

Por que não devemos treinar 7 dias por semana

É muito comum a gente se empolgar com a atividade física e acabamos cometendo exageros. Eu sou dessas! Mas devemos ter em mente que o descanso do corpo é tão importante quanto ter periodicidade no treino.

Se engana quem pensa que vai obter mais resultado ou alcançar o objetivo mais rapidamente se realizar atividade física nos 7 dias da semana e até mais de uma vez ao dia. De acordo com o professor da Bio Ritmo, Willian Carmo, “é fundamental deixar de treinar por pelo menos uma vez na semana para que o corpo passe pelo processo fisiológico de recuperação, chamado de anabolismo, e então tenha um melhor desempenho físico nos próximos exercícios”.

O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta. Além disso, a pessoa que não descansou o corpo, não conseguirá obter o seu desempenho máximo em todos os treinos, já que os seus músculos e articulações estarão cansados.

Para quem deseja ganhar massa muscular, o descanso é essencial, pois é quando irá ocorrer o processo de hipertrofia, ou seja, quando o músculo irá aumentar. “A hipertrofia não acontece durante a musculação. Nesse momento o músculo está sendo estimulado para ser tonificado e crescer nas horas seguintes após o treino”, explica o profissional da Bio Ritmo.

Normalmente, o tempo de descanso para a recuperação do corpo varia de 24 a 36 horas, dependendo da intensidade do treino. Para quem busca o emagrecimento, a recuperação também é importante. “É interessante intercalar o treino cardiovascular com o de musculação, realizando um a cada dia, assim a possibilidade de melhorar o desempenho será mais progressiva e segura”, explica o educador físico.

Força na peruca e nada de exageros.

Beijos + Beijos

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