Listando a categoria

Ginástica

Bem-Estar, Comportamento, Ginástica

Por que não devemos treinar 7 dias por semana

É muito comum a gente se empolgar com a atividade física e acabamos cometendo exageros. Eu sou dessas! Mas devemos ter em mente que o descanso do corpo é tão importante quanto ter periodicidade no treino.

Se engana quem pensa que vai obter mais resultado ou alcançar o objetivo mais rapidamente se realizar atividade física nos 7 dias da semana e até mais de uma vez ao dia. De acordo com o professor da Bio Ritmo, Willian Carmo, “é fundamental deixar de treinar por pelo menos uma vez na semana para que o corpo passe pelo processo fisiológico de recuperação, chamado de anabolismo, e então tenha um melhor desempenho físico nos próximos exercícios”.

O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta. Além disso, a pessoa que não descansou o corpo, não conseguirá obter o seu desempenho máximo em todos os treinos, já que os seus músculos e articulações estarão cansados.

Para quem deseja ganhar massa muscular, o descanso é essencial, pois é quando irá ocorrer o processo de hipertrofia, ou seja, quando o músculo irá aumentar. “A hipertrofia não acontece durante a musculação. Nesse momento o músculo está sendo estimulado para ser tonificado e crescer nas horas seguintes após o treino”, explica o profissional da Bio Ritmo.

Normalmente, o tempo de descanso para a recuperação do corpo varia de 24 a 36 horas, dependendo da intensidade do treino. Para quem busca o emagrecimento, a recuperação também é importante. “É interessante intercalar o treino cardiovascular com o de musculação, realizando um a cada dia, assim a possibilidade de melhorar o desempenho será mais progressiva e segura”, explica o educador físico.

Força na peruca e nada de exageros.

Beijos + Beijos

Bem-Estar, Dieta, Ginástica

Cinco motivos para não desistir da academia nas férias

É muito comum as pessoas pararem de praticar atividade física no período em que estão de férias, devido à mudança de rotina ou viagens. Eu já  faltei muito de duas semanas pra cá. Mas parar de treinar, além de manter o seu corpo sedentário nas semanas de descanso, faz com que parte dos resultados já alcançados seja perdida, então força, galera.

Para que a gente não desanime ainda mais, o professor da Smart Fit, Tony Frota Batista, recomenda manter a prática de exercícios físicos, que mesmo em menor frequência, será muito benéfica ao corpo. O professor listou cinco motivos para você se animar e não ficar parado no período de férias. Confira:

1. Manter o corpo em movimento nas férias faz com que o reinício dos seus treinos regulares, após o período de descanso, seja muito mais fácil. O seu corpo terá mais disposição para voltar com força total, já que não parou de se exercitar.

2. Quebrar o ritmo de atividade física nas férias pode fazer com que você perca gradualmente os resultados que alcançou. Ou seja, perda de massa muscular, aumento de gordura corporal, diminuição de força, resistência cardiovascular, etc. Esse é um dos principais motivos para continuar treinando, mesmo que em intensidade reduzida.

3. Nas férias você tem a possibilidade de experimentar novos horários para treinar, desta forma consegue fazer atividades diferentes, que não tenha praticado antes, ou que talvez não tenha tempo. Além de sair um pouco da rotina, o que é sempre bom para o corpo e a mente.

4. Com a quebra no treino aeróbico, o corpo passa por uma reversão total ou parcial de adaptações psicofisiológicas, ou seja, interromper o treino por duas ou quatro semanas, acarretará em aumento da frequência cardíaca, perda de flexibilidade e diminuição do volume de sangue bombeado pelo corpo.

5. A prática de atividade física libera o hormônio serotonina e endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Desta forma, interromper o treino pode causar diminuição da sensação de bem-estar, do humor e autoestima.

Com esses motivos não tem desculpa para não treinar. Libere a dose diária de endorfina e sinta-se melhor ainda nas suas férias!

Beijos + Beijos