Listando a tag

proteção solar

Beleza, Pele

Pesquisa mostra que protetor solar não interfere na absorção da vitamina D

Já sabemos dos benefícios da vitamina D para nosso organismo. Para garantir a quantidade necessária, especialistas indicam, além de uma dieta balanceada e tomar sol! Aí que delícia!  É por meio dele que garantimos cerca de 90% da vitamina D. Mas devemos tomar cuidado e escolher o melhor horário para a exposição e assim evitar queimaduras, que aumentam a probabilidade de câncer de pele.

E a forma de prevenir esse ripo de tumor, um dos mais comuns no Brasil, é usando filtro solar. Mas há divergências de que o produto interfira na vitamina D. Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizaram uma pesquisa com 95 pessoas, que foram dividades em três grupos:

  • 1 que ficou privado da exposição solar por 24 horas
  • 1 outro que tomou de 10 a 15 minutos de sol com protetor
  • 1 terceiro que recebeu os raios solares pelo mesmo período, porém sem filtro solar

Os níveis de vitamina D no sangue dos participantes foram medidos na manhã antes do experimento e um dia depois. O resultado revelou que não houve grandes diferenças entre as turmas e que a síntese ocorreu pouco tempo depois de se exporem ao sol – mesmo com protetor. Isso mostra que não é preciso passar muito tempo sob a radiação para garantir a dose certa dessa vitamina.

 

Beijos + Beijos